Search
× Search
/Portals/5/EasyDNNRotator/2350/wfwq5yzo.png
/Portals/5/EasyDNNRotator/2350/1meesp2d.png
/Portals/5/EasyDNNRotator/2350/wvavkikz.jpg
/Portals/5/EasyDNNRotator/2350/gdyi5ipk.jpg

O Colégio, antigamente, era uma linda chácara com árvores frutíferas, na antiga Rua Morro do S nº 11, hoje, Rua Relíquia, 691. Embora fosse um negócio de ocasião, as irmãs não possuíam o dinheiro necessário e fizeram um empréstimo das IENS norte-americanas. À frente deste enorme desafi o estava a Irmã M. Danielis Reichel que, formando comunidade com as Irmãs M. Adelmara (Bábara) Zimmermann, M. de Fátima Machado e M. Teresa de Jesus Elorza, abriram as portas do Externato Nossa Senhora das Dores, em 02 de fevereiro de 1948, para 120 alunos, meninos e meninas.

Nos primeiros anos de funcionamento da escola, as professoras eram somente Irmãs ou moças que se preparavam para serem Irmãs. Em 1949, foi admitida a primeira professora leiga, Dona Eugênia Anastácia Natali.

Em 1953, foi iniciado o ginásio já no atual prédio, que ainda estava em construção. No ano de 1956, fundou-se a Escola Normal destinada à formação de professoras, com apenas 16 alunas. Entre elas: Irmã Margarida Martins e Irmã Catharina Gabriel Felippe.

A educação era concebida e praticada como um trabalho que atingia o ser humano integralmente. Nos dias de hoje, ela é a herança dos fundadores: não só em ministrar conhecimentos, mas em formar o caráter e a vontade do aluno. E como tudo isso se traduzia no dia a dia escolar?

O ensino era sistemático e exigente. A boa caligrafia era ponto de honra, praticava-se a expressão da linguagem por meio de redação, declamação, teatro, música e desenho. A música era desenvolvida através de hinos religiosos, recreativos e cívicos. Todas as classes recebiam aulas de trabalhos manuais (bordado, trabalho em madeira e couro, etc).

Somente em 1965, encerrou-se a construção do atual prédio com a inauguração da linda capela. Mas seu crescimento não parou por aí. Acompanhando sempre as exigências que o desenvolvimento tecnológico e o ser humano em evolução têm apresentado à educação, o Colégio Nossa Senhora das Dores continua investindo no aprimoramento de seus profissionais, proposta pedagógica e espaço físico.

Desde a sua fundação, o CNSD acolheu, em seu coração, milhares de alunos que, durante sua trajetória educacional, receberam valiosos fundamentos éticos, morais e cristãos sobre os quais alicerçaram sua vida pessoal, familiar e profissional.

Desenvolvido por Connect Escolas
Back To Top